WebCom Aula 4 tarde

diagram_brain_cortex.jpg

Blogs


Blog é a abreviação de "weblog" (literalmente, registro da rede) e significa uma coleção cronológica de comentários pessoais e links. Fácil de criar e usar a partir de qualquer conexão com a Internet, os blogs são uma forma de publicação que se estabeleceu como ferramenta de comunicação. "Blogar" evoluiu a partir de suas origens como um meio para a publicação online de diários pessoais para um respeitado veículo para editoriais em tópicos específicos. Os blogs, hoje, representam uma alternativa aos meios de publicação tradicionais. As perspectivas pessoais apresentadas muitas vezes levam à propagação de conversas e discussões entre os "blogueiros", gerando, muitas vezes, um forte senso de comunidade, de grupo.

Os blogs vêm ganhando força em áreas tão distintas quanto entretenimento e comércio ou notícias e poliítica. Muitos blogs dependem dos esforços de um único autor; outros estão focados em um tópico específico e se utilizam das vozes de vários autores. Existem blogs de grupos, familiares, de comunidades, e corporativos. Blogs sobre guerras (um produto derivado da Guerra do Iraque), blogs sobre bibliotecas e seus livros e usuários, e blogs educacionais são exemplos de alguns dos tipos emergentes de publicações.

Um blog pode ser pensado como um diário online, e sua manutenção pode ser tão simples quanto usar um programa de correio eletrônico. O "blogueiro" adiciona postagens a um aplicativo online, acrescenta formatações ou hiperlinks, tornando o conteúdo disponível e alertando os usuários que fizeram a "assinatura" de seu conteúdo. O material publicado pode incluir texto, hiperlinks, imagens ou videos. Os visitantes podem ler as postagens, podem procurar entradas por data ou por palavras, ou por etiquetas (os tags). A maior parte dos blogs permite a assinatura de seu conteúdo através de um feed RSS (tema de próximas aulas) ou de algum outro serviço (por exemplo, através de email). Os blogs realmente eficientes tendem a ser atualizados regularmente.

Recentemente, dois novos tipos de blogs surgiram no cenário internacional:

  • os tumbleblogs (aos trambolhões, aos tropeços, ou aquilo onde tropeçamos) que são serviços especificamente dedicados a postar material rápido com o qual nos deparamos ao navegar pela Internet;
  • e os micro ou nanoblogs, serviços que permitem a postagem de um número reduzido de caracteres (geralmente em torno de 140 caracteres), e que estão sendo usados de maneiras extremamente criativas pelos usuários.

Outras informações

Para saber mais…

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 License