EE1 Aula 3
27 de Agosto de 2008
História das letras
Sites interessantes sobre tipografia:
- Histoire des caractères, um site em francês sobre Tipografia e Civilizações. Os arquivos históricos são bons.
- Typophile, para quem quer ajuda da comunidade internacional de tipografia.
- TypoTopo, um experimento do designer Peter Cho.
- Encyclopaedia of Typography & Electronic Communication, com diversos verbetes explicando os principais conceitos.
- Tipografos, site baseado no livro homônimo. Vejam a revista em PDF, Cadernos de Tipografia.
- Bembo's Zoo, animações “animais” com a fonte Bembo (século XV).



Letras
Observei como diversas revistas importantes, principalmente anteriormente à veículos mais modernos de comunicação (Televisão, Internet, etc…), eram muito mais influenciados pela tipografia, ou seja, as letras, a comunicação escrita era o principal modo pelo qual se davam as relações comunicacionais entre os indivíduos e a sociedade. Analisei a história da escrita e a origem da escrita, desde sua remota criação, ainda na pedra, de forma extremamente rudimentar e ainda assim capaz de cumprir sua função, até agora na atualidade.
As palavras e muitas vezes somente letras são amplamente utilizadas como símbolos e simbologias, como por exemplo, quando formamos a letra "V" com os dedos da mão estamos querendo dizer "Vitória" ou "Paz e Amor" de maneira rápida e compreensível para os demais.
Existe uma rica história tipografica, e para nós comunicólogos, a compreensão dessa história e função da tipografia se mostra não somente necessária, mas também como uma importante ferramenta para atingirmos nosso objetivo principal: transmissão de mensagens.
Há letras que precisam de um contexto, palavras que precisam de um orador, mas há outras que falam por si, letras com seu próprio estilo, com seu significado já explícito na própria composição tipográfica.
Como bom exemplo, podemos citar a letra A, que envolta por um círculo imperfeito, traz toda a significação da Anarquia. Também temos a logo VW, de Volkswagen, que é conhecido em qualquer lugar de cultura ocidental (e vale lembrar, em seus primordios era composta por suásticas), e também o "V" de vitória feito pelos dedos indicador e médio, sem falar nas palavras que falam por elas mesmas.
Letras podem ser entendidas como a personalização dos anseios tipográficos de cada um, e esses anseios podem expressar muito de cada um, letras, ou melhor, fontes suaves podem demonstrar calma e paz interior, fontes mais agressivas, podem demonstrar insatisfação com o universo, ou seja, tipografia é, TAMBÉM, psicologia.
Tipografia é, desde a etimologia, a definição das formas da escrita. É a arte do processo de criação e composição de um texto digital ou fisicamente. Faz-se importante destacar e priorizar a clareza da leitura para que seja envolvente a ponto de ater a atenção do leitor.
Conhecer tipografia concerne em compreender melhor a capacidade de registrar do ser humano, suspeitando, também, dessa necessidade. Ao estudar tais assuntos torna-se perceptível a essencialidade de análises.
As diferenças entre as diversas culturas fazem com que notemos que sempre há várias possibilidades intelectuais para a interpretação de um escrito.
Isso tudo é elementar para o estudo da comunicação nos dias de hoje.
É interessante notar como coisas simples, como a escrita, refletem diretamente em fatores aparentemente comuns e inerentes a todas as formas de organização social humana, como a propriedade privada, a necessidade de demarcação de territórios e de demonstrar poder. Assim, a humanidade faz jus à sua definição de primata e não parece tão mais racional do que aqueles animais dos quais se serve em suas refeições.
Outro fator curioso são as mensagens que certos modelos tipográficos transmitem além das frases e símbolos formados através de suas combinações. Os elementos presentes em uma escrita, além da escrita, muitas vezes dizem mais do que as palavras.
É isso.
Beijomeliga!
Após assistiar ao primeiro vídeo deu pra perceber uma relação muito forte da anatomia da letra,do conteúdo que ela passa à criatividade. Isso foi percebido principalmente quando relacionou-se o desenho animado de animais com as respectivas iniciais das letras alfabéticas.
Ou seja a idéia de que existem diferentes formas tipográficas de se expressar diferentes palavras, e de que podemos adequá-la de acordo com um contexto,mensagem que deseja-se passar.
O segundo slide mostrou de forma resumida imagens correspondentes a história da tipografia, as relações que há entre as inscrições nas pedras como forma de marcar presença territorial e se for comparada analogicamente à atualidade, essas relações continuaram a existir por meio, por exemplo dos documentos que regulam as leis da nossa sociedade.
Boa noite!
É interessante ressaltar a grande presença desses estudos acerca de linguagem e tipografia, não apenas na disciplina de editoração mas também, bem trabalhados nas aulas de teorias da comunicação e análise do discurso quando verificamos as referências aos signos como forma de linguagem após adquirirem um contexto e deixarem apenas de ser um sinal. Essa idéia proposta pelo Bakhtin nos remete a pensar na linguagem tipografica como possuindo contexto para as civilizações que dela compartilhavam/compartilham bem como os diferentes contextos que uma mesma simbologia ou tipografia pode ter em diferentes lugares do mundo.
Aproveitando a exposição que o Renan fez exemplificando com o símbolo da Volks Wagen: no Brasil, para quem viveu os anos 90 e não era tão pequeno, inverta o símbolo da VW e você quase terá um MA. Alguém lembra de alguma famosa banda que explodiu no cenário nacional em pouquíssimo tempo vendendo milhões de cópias e teve final trágico em uma fatalidade?
A tipografia é um dos mais importantes meios extensores do homem. O auxílio que dá às comunicações humanas é imprescindível para o bom funcionamento dos meios de comunicação. É interessante notar que a tipografia é a evolução natural do alfabeto.
Γεια σου! Εγω μετάφρασα τον κειμενο μου.
É muito legal quando começamos a perceber as diferentes fontes que estão a nossa volta. E digo isso não apenas para as aulas, mas também para o nosso trabalho como profissionais de comunicação. Assim como as imagens, uma fonte diferente pode fazer toda a diferença na realização de um trabalho; assim como disse o Raully, é muito importante para o funcionamento de qualquer meio de comunicação.
Outro ponto interessante é perceber como as fontes fazem parte do nosso coditiano, como por exemplo as letras de grandes empresas (a letra da disney, por exemplo, quem não conhece???) e até mesmo comportamentos (a "A" anarquista que o Renan enviou é um exemplo). As diferentes
Achei muito legal as letras se transformando em animais no site bembozoo.
Tanto na escrita digital como na manual existem diferentes tipos de letras. A essa variação na forma das letras para expressar uma mesma palavra, é dado o nome tipografia. Esse processo que envolve criatividade, invenção e funcionalidade, é utilizado, principalmente, pelos designers gráficos. Criam fontes para dar estrutura ao texto e também para compor o projeto gráfico, o layout da página. Através da tipografia idéias puderam ser expressas, a comunicação se “formalizou”, pois pessoas do outro lado do mundo puderam ler e compreender o que alguém pensou ou criou em um contexto totalmente diferente do dela. Por isso uma composição tipográfica deve ser legível, pois em diferentes línguas a mesma palavra será entendida. Hoje ao abrirmos um programa, por exemplo o Word, temos uma variedade de fontes para escolher e aplicarmos em nossos textos.