Netiqueta

(traduzido de Netiquette basics)

  1. A não ser que os seus colegas de lista solicitaram o envio de uma mensagem e/ou arquivo de tamanho grande (maior do que 500kb), mantenha suas mensagens enxutas e focadas.
  2. Utilizar acrônimos conhecidos ajuda a manter as mensagens curtas. Usar muitas abreviações ou acrônimos que não são familiares, por outro lado, pode tornar o texto confuso e/ou impenetrável para os leitores.
  3. Procure abordar apenas um assunto por mensagem e indique claramente qual é o tema da mensagem no campo Assunto (ou Subject).
  4. Tente manter o número de caracteres por linha na cas dos 70 ou menos. Na maior parte das vezes, o próprio software e/ou serviço de email providencia isso, mas alguns programas não limitam o tamanho da linha. Se este for o caso, pressione "Enter" ao final de cada linha para mantê-la com um comprimento legível. Linhas muito compridas ou muito curtas dificultam a leitura.
  5. Não se preocupe em formatar a mensagem. Para garantir que todo mundo possa ler, utilize texto simples (ou plain text).
  6. "Assine" suas mensagens. Os endereços eletrônicos nem sempre indicam o nome de quem enviou a mensagem. A maior parte dos programas e serviços permitem que você estabeleça uma assinatura padrão a ser incluida no corpo de toda mensagem que você enviar. Nesta assinatura você pode colocar todas as informações que julgar necessárias para que as pessoas o identifiquem. Dica: ao colocar o seu endereço eletrônico na assinatura, escreva-o, por motivos de segurança (isto evita que os robôs capturem o seu endereço para fazer spam) no formato carloseduardo at gmail dot com.
  7. Se você for responder a uma mensagem, clique em "responder" (ou "reply"). Isto manterá a "trilha" (ou thread) da discussão, estabelecendo um vínculo entre a mensagem original e a sua resposta. Somente crie uma nova mensagem se você quiser iniciar um novo tópico. Os softwares e serviços estão preparados para apresentar estas "trilhas" de maneira a facilitar a leitura por tópicos. Se você criar um novo para responder um tópico antigo, o software irá se perder.
  8. Quando você responder a uma mensagem, inclua apenas a porção de texto da mensagem original pertinente à sua resposta. Edite o restante da mensagem original antes de enviar a sua. Isto auxilia a manter a comunicação clara e concisa. Nunca inclua a resposta da resposta da resposta. As pessoas não querem poesia concreta, querem apenas se comunicar.
  9. Não escreva suas mensagens em letras maiúsculas. Isto é visto como um GRITO! Normalmente, não há nenhuma razão para gritar.
  10. Nunca, em hipótese alguma, forneça nomes de usuários (ou username) ou senhas para alguém. As pessoas que necessitam deles para fins administrativos ou técnicos já têm estes dados.
  11. Nunca assuma que a sua mensagem faz parte da esfera privada. Se você pode dizer algo em público, envie a mensagem. Se você não pode dizer em público, não envie.
  12. Não divulgue interesses comerciais através da lista.
  13. Não faça spam. Este tipo de mensagem involve enviar anúncios não solicitados. O spam é o equivalente do "junk mail", da propaganda não solicitada que chega à sua casa e, geralmente, é desprezada.
  14. Para destacar o título de livros, filmes, canções, obras de arte, etc., utilize o símbolo de sublinhado antes e depois do título. Por exemplo, _Hamlet_.
  15. Não envie correntes pela Internet. De nenhum tipo.
  16. Utilize sarcasmo e humor com cautela. Eles são facilmente mal interpretados, levando a equívocos na leitura. Para fazer com que as pessoas saibam que você está sendo "engraçado", você pode usar um "sorriso deitado" (ou "smile") como este :-)
  17. Tenha certeza de que todas as suas citações e fontes estão recebendo o devido crédito. Respeite o material com copyright.
  18. Tenha sempre em mente que uma mensagem eletrônica não é garantia de resposta imediata. Dê tempo às pessoas para receber a mensagem, para ler, para refletir e, finalmente, para responder.
  19. Seja cortês e profissional em suas comunicações. Isto não apenas é polido, mas também evita que algo que pode ser lido e guardado venha a assombrar seus dias no futuro. Na dúvida, espere baixar a poeira antes de responder.
  20. Praguejar ou utilizar baixo calão não é procedimento compatível com esta lista.
  21. Não discorde apenas por discordar. Apesar de discussões "inflamadas" (com ataques verbais críticos) não ser incomum, geralmente elas são inapropriadas em um ambiente como o desta lista. Participar de uma "guerra verbal", uma troca de mensagens furiosas, é inaceitável neste ambiente e na Internet como um todo.
  22. Seja tolerante com os outros. A Internet é algo novo e todos nós cometemos erros. Se você achar que deve fazer alguém saber que ele cometeu um erro de etiqueta, faça de maneira polida e através de uma mensagem individual endereçada à pessoa.
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 License