Recent Forum Posts
From categories:
page 1123...next »

Estou experimentando o Facebook que está sendo bastante comentado. Por enquanto, achei bastante parecido com o Orkut, mas ainda estou descobrindo suas funções. ;]

Facebook by NabyllaLimaNabyllaLima, 07 Dec 2009 12:07

Possuo um Myspace da minha banda e acho interessantíssimo o espaço para divulgação das músicas, dos trabalhos da banda, etc. É uma boa ferramenta de divulgação e facilita o trabalho dos músicos independentes, que em vez de saírem passando suas músicas uma a uma, aos poucos, simplesmente passa o myspace e pronto. :]

Myspace by NabyllaLimaNabyllaLima, 07 Dec 2009 12:00

Abri uma conta no facebook, e… gostei, mais até do que o orkut. Tenho a impressão que é mais "underground" do que o pop orkut, apesar de ser parecido, em relação a perfil e informações pessoais.
Logo que entrei já me foi sugerido algumas pessoas que realmente conhecia. Ainda estou explorando, aos poucos mas om certeza não vou deixar de usar.

Facebook by GabriellaStrapassonGabriellaStrapasson, 04 Dec 2009 19:12

O texto "Growing Up Digital", de John Brown vai ao encontro da velha forma de educação que já opera nas escolas ao redor do mundo por quase um milênio, e, de quebra, ainda traz como ferramenta fundamental para uma boa aprendizagem a utilização da Web. O autor remete à ideia de que o ensino tem que ser uma interação entre professores e alunos, diferentemente da forma de ensino em que o professor passa vomita as matérias aos seus alunos, e esses são obrigados a assimilarem esse assunto sem nem mesmo entendê-los.
Para fugir desse estilo já ultrapassado de ensino, que não condiz com a sociedade globalizada em que estamos inseridos, Brown sugere que haja nas escolas um maior interacionaismo entre o aprendizado. O professor não seria apenas aquele indivíduo que passa a matéria sem se preocupar com a assimilação por parte de seus alunos. Essa nova forma de ensinar viria a ser tomada, primeiramente, com a matérias sendo discutida com os alunos, e não impondo-as a eles. Outro ponto que o autor julga ser de importante uso seria o da Web, que segundo ele viria a ser tão importante como a energia elétrica nas cidades. A intenet serviria para desenvolver a noção das inteligências múltiplas que os alunos possuem (seria aquela capadidade de desenvolver várias habilidades ao mesmo tempo, uma prova dessa capacidade é que esses jovens fazem muitas coisas ao mesmo tempo). Portanto, esse novo formato viria com uma função muito interessante condizendo com o mundo em que vivemos e trazendo junto os estudantes que essa própria sociedade apresenta. Portanto o uso dessas teconologias viria a reforçar a interação desse jovem nessa grande sociedade em que ele vive, o que seria muito bom para o desenvolvimento desse aluno, e com isso, ainda viria como ferramenta para essa interação o uso da ferramenta internet, que é muito utilizada por esse grupo etário. Portanto essa seria uma bela união, tanto para os estudantes, que assimilariam os assutos tratados na escola com mais facilidade e com mais gosto, além de estarem desenvolvendo de forma muito melhor suas habilidades do que se estivessem com aquele velho aprendizado mecânido. E seria,também, muito interessante também para os professores, uma vez que teriam maior leque para trabalharem de variadas formas com assuntos até só trabalhados em sala, almentando com isso a eficaz no método de ensinar, e conseguindo levar o aluno ao que é mais importante, ao aprendizado com base na interação social.

Porém, há alguns problemas que não podem ser deixados de lado, e nem podemos pensar que serão resolvidos facilmente, hei postálas algumas dessas questões:

Como seria possivel adequar esse novo método de ensino, pautado no uso da Web, aos alunos que são de classses sociais mais carentes e estudam em comunidades cujas escolas não apresentam aparato para instalarem nesse novo método? E, mesmo que solucionado o problema da infra-estrutura escolar, como será possível ajudar esses alunos que não possuem nem omputador em casa, como ajudá-los a solucoinar um problema que viria da própria situação financeira? De que forma esse aluno poderia interagir mais com a comunidade externa com o uso da Web?

E, fechando as questões agora algumas voltadas as formas de ensinar. Seria possivel ensinar aos alunos apenas pelas noções de experimentação (sem o uso de material teórico, livros e outoros aparatos muito usados hoje em dia)? E qual seria a melhor maneira de abordar os assuntos e fazer com que os alunos aprendam muito mais da parte prática, mas sem deixar de lado os fundamentos teóricos?

fer gomesfer gomes 26 Nov 2009 11:16
in discussion Hidden / Per page discussions » LabMM Aula 2

As pessoas organizam suas tarefas via agenda impressa e da maneira virtual. Para mim a melhor maneira de se programar ainda é por agenda impressas, pois não estou 24h por dia conectada à internet.
Conheço outra forma de organização que se compõem de quadros ou bilhetes geralmente deixados na parede da sala ou quarto, locais frequantados na casa.
Acredito que a organização virtual do dia-a-dia será muito utilizada porque o computador vem tomando conta da rotina.A comunicação interna pode ser melhorada a partir desses novos métodos virtuais, desde que a empresa esteja habituada a utilizar a rede, a planilha poderia conter todas as atividades e permitir uma visão geral do andamento da organização, além de ser mais flexível para mudanças do que anotações em papel.

by fer gomesfer gomes, 26 Nov 2009 11:16
fer gomesfer gomes 26 Nov 2009 11:06
in discussion Hidden / Per page discussions » Labmm 209 Aula03

Acredito que para serem utilizados em organizações, efetivamente, os serviços citados ainda precisam de algumas adaptações. Tradução para o português é uma delas, pois apenas o Remember the Milk é assim. A menos que o inglês faça parte do dia-a-dia de determinada organização, a língua diferente pode ser um empecilho para alguns funcionários.

Os Lembretes e Calendários podem resolver problemas de comunicação, pois como podem ser compartilhados fica mais fácil prever, programar e organizar as atividades de cada funcionário.
Portanto acho que são válidas essas ferramentas em uma organização, desde que os funcionários sejam bem instruídos para utilizar essas ferramentas da melhor maneira.

Por fim, o ListaMania é uma ferramenta para elaborar listas (é possível elaborar a lista, marcar os itens antes de imprimi-la e colocar anotações para cada item). E por isso, pode ser utilizados nos mais variados contextos (lista de compras ou pauta de uma reunião), mas ele surpreende, pois não há a necessidade de se inscrever e as listas são criadas com poucos cliques, de maneira bastante fácil e prática.

by fer gomesfer gomes, 26 Nov 2009 11:06

Fiz uma conta no Delicious, e acho que vai me ajudar bastante, principalmente pelas tags, que facilitam em uma possível pesquisa.

Delicious by MarceliMengardaMarceliMengarda, 09 Nov 2009 18:37

Lendo o texto pensei na grande diferença de oportunidades que separam as pessoas que têm acesso aos atuais meios de informação, e principalmente à web, daquelas que não tem a menor ideia da quantidade de informações presentes nesse universo da web. Então, a minha questão não é muito uma questão, mas mais um reflexão: como trabalhar com todas essas ferramentas que a tecnologia atual disponibiliza em contextos nos quais há precariedade - ou nem há acesso - dessas ferramentas?

Considero que dentro da quantidade de informação disponibilizada pela web, há aquelas não tão seguras e confiáveis. Nesse caso, o professor, como mediador entre o conhecimento e o aluno, tem o papel de intruí-lo naquilo que é fonte insegura de (in)formação. Contudo, é de certa forma difícil para o próprio professor "supervisionar" esse acesso dos alunos. Então, como orientar os alunos nessa busca de conhecimento e nas suas habilidades de separação do que é informação fútil daquela que realmente é importante para sua formação, já que aquela é geralmente mais fácil e rápida de ser obtida do que esta?

by AnelianaPradoAnelianaPrado, 09 Nov 2009 16:42

(1)John Brown, em seu texto "Growing Up Digital", diz que diferentemente dos meios de comunicação comum à nós, a Internet não apenas nos joga a informação, mas nos possibilita enviar, responder, pergutar, compartilhar…nós temos a possibilidade de interagir com a informação. As pessoas já se deram conta disso. Excelentes exemplos disso são a "Creative Commons" ou "TED", que trabalham justamente com cooperação, que na escola é conhecido como "trabalho em grupo". E aqui chegamos ao nosso ponto. Daqui pra frente, através da WEB, o trabalho em grupo vai se tornar não só mais comum, como o verdadeiro segredo para o desenvolvimento de conhecimento. Como mostrar para os alunos a importância que tem o trabalho em grupo para a formação deles como pesquisadores e como pessoas, já que inibe parte do individualismo excessivo gerado pela nossa sociedade consumista?

(2) "As educators, we now have a chance to construct a medium that enables all young people to become engaged in their ideal way of learning. The Web affords the match we need between a medium and how a particular person learns." disse John Brown. Já foi dito que cada pessoas tem formas e ritmos diferentes de aprender. E como usar a web, e a valoração que ela dá de maneira mais igualitária a todas as formas de inteligência, seja ela a inteligência lógica, ou a inteligência artística, até a musical…como usar esse conceito de que não existe um talento que sobrepuje os demais para que as crianças possam desde pequenas aprenderem algo que lhes dê mais prazer, um conhecimento com o qual elas tenham mais afinidade, sem bater de frente com toda a tradição secular de "como e o que ensinar" presente atualmente?

Ao ler o texto de John Brown, "Growing Up Digital", fiquei pensando em como acompanhar os alunos dessa era digital, já que a Web possibilita (1) as inteligências múltiplas e (2) a capacidade dessa nova geração em fazer várias coisas ao mesmo tempo.

Problema (1): a Web abrange boa parte dessas inteligências, e permite que seus usuários tenham conhecimento de "tudo um pouco", entretanto, o aprofundamento das áreas de interesse é fundamental para o desenvolvimento profissional. O aluno pode vir pra sala de aula só com o interesse no "superficial", sem o interesse em conhecer a fundo algum assunto. Claro, isso é uma hipótese, mas com o convívio desde a infância dessa geração com a tecnologia imediatista e ampla, é bem possível que isso ocorra. E como incentivar os alunos a se interessarem e explorarem sua maior inteligência?

Problema (2): a nova geração ao fazer várias coisas ao mesmo tempo, não terá mais paciência em ficar 50min (em média) prestando atenção em 1 professor sobre 1 assunto! Então, como é possível dar aulas que prendam a atenção dos alunos? Ou o que fazer para trabalhar com essa capacidade de "dispersão"?

MarceliMengardaMarceliMengarda 28 Oct 2009 21:48
in discussion Hidden / Per page discussions » Eei 209 Aula04

Professor, fiz uma conta no Facebook. É prático para encontrar contatos (embora seja meio insistente, do tipo adicione todo mundo). O "Wall" é bem interessante pra compartilhar vídeos, fotos ou textos, e é bom também poder controlar o que vai ser exibido ou não.

by MarceliMengardaMarceliMengarda, 28 Oct 2009 21:48

Se eu estivesse numa guerra, não me sentiria mais bombardeado do que quando abro o google reader! É incrível, é um bombardeio de informações, piadas, notícias do brasil e de angola, questões políticas, flamengo, etc. Se não fossem os condensadores de feeds… Além de filtrarem meus feeds, os condensadores ainda me passam tudo como se fora um feed somente! Altamente prático! Melhor que isso é cirar meus próprios feeds, e por as informações que eu quiser em syndicate. Apesar a linguagem complicada, de xml, é muito prático e compensa o esforço. Próximas notícias serão postadas por rss! E isso é o bombardeio da era moderna…

Bombardeio! by RaulyRauly, 28 Oct 2009 15:45
by newtonerosnewtoneros, 27 Oct 2009 18:44
by LeandroEdsonLeandroEdson, 26 Oct 2009 19:26
Delicious by MarthaCairesMarthaCaires, 26 Oct 2009 19:25
LeandroEdsonLeandroEdson 26 Oct 2009 19:18
in discussion Hidden / Per page discussions » Eei 209 Aula04

O delicious aparenta ser uma ferramentas excelente, entretanto, por enquanto, não tem muita utilidade para mim, visto que não preciso visitar muitos sites.

by LeandroEdsonLeandroEdson, 26 Oct 2009 19:18
MariaLuzMariaLuz 26 Oct 2009 19:15
in discussion Hidden / Per page discussions » Eei 209 Aula04

Oi professor!

Gostei muito da aula de hoje!

by MariaLuzMariaLuz, 26 Oct 2009 19:15
MichelleSantosMichelleSantos 26 Oct 2009 18:53
in discussion Hidden / Per page discussions » Eei 209 Aula04

Enfim… Professor, depois de criar mais um email e participar de mais um site, escolhi o delicious mas ainda não sei usá-lo direito, foi o primeiro site com esse propósito de compartilhar favoritos que usei, até agora tenho achado útil e prático.

by MichelleSantosMichelleSantos, 26 Oct 2009 18:53
LumaMarchiLumaMarchi 26 Oct 2009 18:33
in discussion Hidden / Per page discussions » Eei 209 Aula04

Então professor eu me inscrevi no delicious. Eu gostei bastante! No começo me senti um pouco confusa, mas depois peguei o jeito! Ele é mto pratico e bem mais seguro por assim dizer, se vc perder no pc o site tem lá salvo =)
fora que ele pode te indicar varios outros links

by LumaMarchiLumaMarchi, 26 Oct 2009 18:33
RayzaFerreiraRayzaFerreira 26 Oct 2009 16:19
in discussion Hidden / Per page discussions » Eei 209 Aula04

me cadastrei no newsvine e ainda estou tentando descobrir ele, é bem extenso, trata de diversos temas, e é bom porque as páginas mais visitadas aparecem como ícones na abertura no newsvine mesmo, então já tem várias opções de leituras interessantes de cara. Só fiquei meio assim pq quando cliquei no World > South America > Brazil não gostei muito do que vi, as primeiras informações foram escritas por falantes natipos de inglês e o tema principal era ' como estão se desdobrando as semanas após a escolha do Rio de Janeiro para sediar a copa'. E estavam totalmente apontando os pontos negativos que o governo planeja melhorar (esperamos…) como segurança e tráfico. Mas é um site muuito interessante mesmo, … mesmo mesmo.

by RayzaFerreiraRayzaFerreira, 26 Oct 2009 16:19
page 1123...next »
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 License