EeT Aula 9

14 de Abril de 2009

Expansão do modelo de atividade

p313fig2.gif

Múltiplas atividades

Quando temos outras maneiras de alcançar o mesmo resultado, precisamos compreender como interagem múltiplos diálogos, perspectivas e vozes nos sistemas de atividade. Para tanto, podemos começar a expansão do modelo a partir da interação de dois sistemas de atividade.

6akuva4.gif

Contradições

Uma contradição primária pode ser identificada em cada um dos elementos de uma atividade. Existe uma variedade enorme de instrumentos para se realizar uma determinada atividade. Invariavelmente, estes elementos podem ser compreendidos a partir de outros pontos de vista, o que gera a contradição.

Conforme um novo elemento entra no sistema, surgem contradições secundárias entre os elementos. Conflitos emergem entre aquilo que se deseja fazer e os instrumentos disponíveis. Geralmente, é necessária uma mudança na atividade para atender as demandas da própria atividade.

Uma contradição terciária surge quando existe um forma culturalmente mais avançada de se realizar a atividade. A nova maneira pode ser adotada, mas geralmente ocorre uma resistência por parte das formas tradicionais, gerando o conflito..

Contradições quaternárias são aquelas que emergem na interação entre a atividade central e as atividades vizinhas. Conflitos e incompreensões surgem entre estes sistemas de atividade.

6bkuva6.gif

Referências

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 License